Utilizar-se do jornal como um recurso pedagógico rico em leitura escrita, gravuras e diferentes assuntos que nos colocam frente à informações e cultura; possibilita incentivar à criança buscar um mundo de observação, identificação, criticidade, bem como a sua interpretação da realidade que a cerca.
O jornal em sala de aula, auxilia a construir um espaço que muitas vezes a criança não possui em casa como:
· Concretizar o ato de ler diariamente
· Estimular o desejo de ler e escrever
· Enriquece com diferentes assuntos e desenvolver um ambiente alfabetizador
· Proporciona a socialização do saber, fazendo com que a criança pense sobre suas hipóteses e pré-conceitos, apresentando desafios, problemas, questionamentos e diferentes visões e posicionamentos.
No contato com o jornal a criança distingue os fatos reais da fantasia servindo ainda como fonte de pesquisa e enriquecimento aos temas trabalhados e diferentes dados como: números, manchetes, propagandas, fotos, desenhos...
Acreditando que quanto maior a possibilidade de acesso às diferentes linguagens que estão expostas no mundo, forem oferecidas à criança de Educação Infantil, maior será a amplitude do seu universo cultural. Assim, quanto maior for o seu entendimento do real, menos ameaçadora ficará a possibilidade do novo, para essa criança.
O jornal nos oferece diferentes formas de escrever e registrar sobre a realidade.
Fonte: Canal RH-
Pensando em todas essas possibilidades a professora Dulce do EI 11 criou em sala o jornal da Educação Infantil. O resultado foi muito positivo e compartilhamos as imagens abaixo com todos vocês...:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário