quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EI 11 e 1101 visitam o zoológico com as professoras Dulce e Mirian

Mais uma atividade prazerosa e interessante envolvendo professores e alunos da nossa escola. Os pequeninos das turmas EI 11 e 1101 puderam apreciar e se encantar com os animais do Zoológico do Rio. Conheceram os bichos, seus nomes, suas cores , a alimentação de cada espécie e puderam vivenciar o que já conheciam através de livros e figuras, tornando o passeio uma aula e tanto! Não faltou o parquinho para liberar a energia da criançada e tornar esse dia inesquecível.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reunião com a comunidade escolar




No último dia 8 do mês de outubro realizamos mais uma reunião de pais e professores na nossa escola.O encontro faz parte do calendário das escolas da rede municipal e é de grande importância por trazer os responsáveis ao ambiente escolar.
Além de serem tratados os assuntos relacionados ao aproveitamento e desenvolvimento dos alunos nossa pauta também incluiu a campanha contra a dengue na cidade. Cartilhas educativas foram distribuídas e os pais puderam conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos na escola tornando-os agentes multiplicadores no combate ao mosquito.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Notícia na sala de aula EI 11 Professora: Dulce


Utilizar-se do jornal como um recurso pedagógico rico em leitura escrita, gravuras e diferentes assuntos que nos colocam frente à informações e cultura; possibilita incentivar à criança buscar um mundo de observação, identificação, criticidade, bem como a sua interpretação da realidade que a cerca.



O jornal em sala de aula, auxilia a construir um espaço que muitas vezes a criança não possui em casa como:

· Concretizar o ato de ler diariamente

· Estimular o desejo de ler e escrever

· Enriquece com diferentes assuntos e desenvolver um ambiente alfabetizador

· Proporciona a socialização do saber, fazendo com que a criança pense sobre suas hipóteses e pré-conceitos, apresentando desafios, problemas, questionamentos e diferentes visões e posicionamentos.

No contato com o jornal a criança distingue os fatos reais da fantasia servindo ainda como fonte de pesquisa e enriquecimento aos temas trabalhados e diferentes dados como: números, manchetes, propagandas, fotos, desenhos...

Acreditando que quanto maior a possibilidade de acesso às diferentes linguagens que estão expostas no mundo, forem oferecidas à criança de Educação Infantil, maior será a amplitude do seu universo cultural. Assim, quanto maior for o seu entendimento do real, menos ameaçadora ficará a possibilidade do novo, para essa criança.


O jornal nos oferece diferentes formas de escrever e registrar sobre a realidade.

Fonte: Canal RH-

Pensando em todas essas possibilidades a professora Dulce do EI 11 criou em sala o jornal da Educação Infantil. O resultado foi muito positivo e compartilhamos as imagens abaixo com todos vocês...:)







segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Simulação da Defesa Civil chuvas fortes

Recebemos a visita da Defesa Civil em nossa escola.
O objetivo da Defesa Civil é treinar crianças e adolescentes que estudam e vivem em áreas de risco. A simulação faz com que a sala de aula funcione como a residênca e os alunos como os moradores. A alerta ensina como proceder retirando o material escolar individual que funciona como os documentos principais de cada um, a auxiliar os colegas menores que seriam as crianças e idosos da comunidade em risco e chegar com tranqüilidade até o ponto de apoio após o alerta da sirene.
Foram também entregues cartilhas e folders educativos para esclarecimento dos pequenos e divulgação para a família.
Um mapa gráfico foi colocado na escola para apreciação das crianças facilitando a visualização dos pontos de apoio mais próximo as suas casas.











segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Homenagem aos mestres





"Quem com pó de giz

um lápis e apagador

Deu o verbo a Vinícius, Machado de Assis,Drummond?

Quem ensinou piano ao Tom?

Quem pôs um lápis de cor
nos dedos de Portinari, Picasso e Van Gogh ?

Quem foi que deu asas a Santos Dumont?

Crianças tem tantos dons

Só que às vezes não sabem...

Quantos só se descobrem
porque o mestre enxergou

e incentivou...

É...só se faz um país

com professor...

Um romance, um croqui

com professor...

um poema de amor "Dindi"

Um país pra ensinar seus jovens
É...só se faz um país com professor...

( Música; O professor- Composição: Amilson Godoy e Celso Viáfora)

















quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aniversário do Cristo Redentor


O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.
Na terça-feira (11), o prefeito Eduardo Paes, por meio de de decreto, determinou o tombamento definitivo do monumento. A medida visa à preservação da estátua, bem cultural que desde 1931 constitui um dos mais expressivos símbolos do Rio de Janeiro, ícone brasileiro e uma das sete maravilhas do mundo moderno.


A Escola Municipal Mario da Veiga Cabral parabeniza o Cristo Redentor, símbolo maior da nossa cidade e aproveita para relembrar alguns momentos inesquecíveis vividos pelos nossos alunos e professores em visitação ao monumento.





Na terça-feira (11), o prefeito Eduardo Paes, por meio de de decreto, determinou o tombamento definitivo do monumento. A medida visa à preservação da estátua, bem cultural que desde 1931 constitui um dos mais expressivos símbolos do Rio de Janeiro, ícone brasileiro e uma das sete maravilhas do mundo moderno.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

12 de outubro Dia das crianças


Realizamos uma gincana Olímpica com nossas crianças. Foi um dia divertido sob o comando da Professora Arminda (Educação Física) e tendo como palco a quadra da Casa dos Açores.
Vamos dar uma espiadinha e verificar a animação da criançada?







recado para orkut
Dizem que sou o futuro;
Não me desampare no presente.
Dizem que sou a paz;
Não me preparem para a guerra.
Dizem que sou a promessa de Deus e do bem;
Não me entreguem ao mal.
Dizem que sou a luz de seus olhos;
Não me deixem mergulhar na escuridão.
De vocês não espero o pão apenas;
Dêem-me a luz do entendimento....
Não quero de vocês o carinho somente;
Suplico que me eduquem...
A vocês não lhes peço apenas brinquedos,
peço-lhes boas palavras e bons exemplos...
Não vejam em mim um enfeite na casa de vocês;
sou alguém, pessoa humana à imagem de Deus.
Ensinem-me a oração, o trabalho, a humildade,
para que eu venha a ser bom, puro, forte e justo.
Corrijam-me agora, ainda que eu sou sofra...
Enquanto é tempo..
Amanhã poderá ser tarde...
Ajudem-me hoje, eu lhes suplico:
para que amanhã eu não os faça chorar.......
Autora Meimei

CURIOSIDADES SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS


O dia das crianças é comemorado em diversos países, em datas diferentes. O dia Universal da Criança é dia 20 de novembro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959).
No Brasil, dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças desde a década de 1920, quando o Deputado federal Galdino do Valle Filho levou a idéia, ou o projeto de criar um dia em homenagem às crianças à Câmara, onde foi aprovada. A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. O faturamento foi excepcional.
Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, sem o mesmo êxito. As empresas fabricantes de brinquedos então, de comum acordo, adotaram o dia 12 de outubro como o dia da criança. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.
No dia 12 de outubro, além de dia das crianças, são comemoradas outras duas datas:
– O descobrimento da América – em 12 de outubro de 1492.
– Aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil – em 12 de outubro de 1717.

Desde 1980, dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:
* China – 5 de maio
* Japão – 5 de maio para os meninos e 3 de março para as meninas
* Turquia – 23 de abril
* Portugal e Moçambique – 1º de junho
* Nova Zelândia – último domingo do mês de outubro
* Índia – 15 de novembro

Comemorações a parte, o melhor presente que as crianças de todo o mundo podem ganhar, não só no Dia das Crianças, mas todos os dias, é ter seus direitos respeitados plenamente.












sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Visitação Jardim Botânico do Rio de Janeiro







As turmas 12o1 e 1204 visitaram o Jardim Botânico na primeira semana de Outubro.Foi uma tarde de muito aprendizado e lazer. Vamos conferir um pouco da história desse lugar e apreciar os momentos agradáveis vividos por lá.


Histórico



Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde d. João VI.
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.
Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Vieira.

Visitação exposição de orquídeas e bromélias
Atualmente, o Bromeliário compreende cerca de 10 mil exemplares, distribuídos em duas grandes estufas e em canteiros. A estufa Roberto Burle-Marx aberta a visitação contém exemplares das coleções do Jardim Botânico e do Sítio Roberto Burle-Marx, além de doações feitas por particulares. Nesta estufa, podem ser apreciadas espécies de diversas formações (oriundas da Amazônia, Floresta Atlântica, de restingas e caatingas), assim como exemplares das Américas do Sul e Central. A estufa Dimitri Sucre, abriga a coleção científica que está composta por exemplares obtidos no desenvolvimento de projetos científicos e por coletas atuais, destinadas à pesquisa científica e à conservação.

Durante a administração do Dr. Barbosa Rodriques, que teve início em 1890, foi construída a primeira estufa do JBRJ. Já em formato octogonal mas em madeira, abrigava nesta época as 'Plantas de Salão', estando a recém formada coleção de orquídeas em estufa anexa. Na década de 30, a grande estufa foi refeita em estrutura de ferro e vidro, cópia das estufas inglesas. O Orquidário passou então a compreender a estufa e a área anexa. Na década de 50 foi construído o Ripado, que hoje acolhe os 3000 exemplares de cerca de 600 espécies diferentes que compõem a coleção. A maioria das plantas da coleção de Orchidaceae é composta de espécies brasileiras mas temos também espécies exóticas e híbridos.

( Fonte:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro)








segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Saúde Bucal: programa Dentescola


O programa Dentescola é desenvolvido numa parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal e a Secretaria de Educação nas escolas municipais e creches da cidade do Rio de Janeiro.

( Fonte: Site da PCRJ)

Objetivos:



- Promoção da saúde bucal
- Conscientização dos Pais sobre os recursos que podem ser utilizados para prevenir, melhorar ou manter o equilíbrio da estrutura bucal do seu filho
- Desenvolver o hábito de higienização precoce
- Tornar prazerosa a visita ao dentista, evitando possíveis traumas
- Instruir sobre a utilização correta da escova de dente e do fio dental, quando indicado.
- Reduzir custos no futuro, com tratamentos mais complexos.