segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Culminância das aulas de percussão EI 10
A Educação Infantil apresenta aos pais e professores, um pouquinho do muito que aprenderam ao longo do ano letivo de 2011.Parabéns aos nossos alunos e ao professor Negueba pelo trabalho rítmico desenvolvido junto às crianças. A comunidade escolar encantou-se com o talento dos pequeninos!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Coral Carioca no Ginásio Experimental Orsina da Fonseca
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Educação Infantil recebe visita do grupo Jongo
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Música no Ciep Samuel Wainer
Nossos alunos participaram das aulas de percussão(Professor Negueba) e do Coral( Professor Mauro Portugal) ao longo do ano letivo de 2011.O Ciep Samuel Wainer também participa desse projeto com seus alunos de uma faixa etária mais avançada.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
EI 11 e 1101 visitam o zoológico com as professoras Dulce e Mirian
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Reunião com a comunidade escolar
No último dia 8 do mês de outubro realizamos mais uma reunião de pais e professores na nossa escola.O encontro faz parte do calendário das escolas da rede municipal e é de grande importância por trazer os responsáveis ao ambiente escolar.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Notícia na sala de aula EI 11 Professora: Dulce
Utilizar-se do jornal como um recurso pedagógico rico em leitura escrita, gravuras e diferentes assuntos que nos colocam frente à informações e cultura; possibilita incentivar à criança buscar um mundo de observação, identificação, criticidade, bem como a sua interpretação da realidade que a cerca.
O jornal em sala de aula, auxilia a construir um espaço que muitas vezes a criança não possui em casa como:
· Concretizar o ato de ler diariamente
· Estimular o desejo de ler e escrever
· Enriquece com diferentes assuntos e desenvolver um ambiente alfabetizador
· Proporciona a socialização do saber, fazendo com que a criança pense sobre suas hipóteses e pré-conceitos, apresentando desafios, problemas, questionamentos e diferentes visões e posicionamentos.
No contato com o jornal a criança distingue os fatos reais da fantasia servindo ainda como fonte de pesquisa e enriquecimento aos temas trabalhados e diferentes dados como: números, manchetes, propagandas, fotos, desenhos...
Acreditando que quanto maior a possibilidade de acesso às diferentes linguagens que estão expostas no mundo, forem oferecidas à criança de Educação Infantil, maior será a amplitude do seu universo cultural. Assim, quanto maior for o seu entendimento do real, menos ameaçadora ficará a possibilidade do novo, para essa criança.
O jornal nos oferece diferentes formas de escrever e registrar sobre a realidade.
Fonte: Canal RH-
Pensando em todas essas possibilidades a professora Dulce do EI 11 criou em sala o jornal da Educação Infantil. O resultado foi muito positivo e compartilhamos as imagens abaixo com todos vocês...:)
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Simulação da Defesa Civil chuvas fortes
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Homenagem aos mestres
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Aniversário do Cristo Redentor
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
12 de outubro Dia das crianças
Realizamos uma gincana Olímpica com nossas crianças. Foi um dia divertido sob o comando da Professora Arminda (Educação Física) e tendo como palco a quadra da Casa dos Açores.
Vamos dar uma espiadinha e verificar a animação da criançada?
Não me desampare no presente.
No Brasil, dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças desde a década de 1920, quando o Deputado federal Galdino do Valle Filho levou a idéia, ou o projeto de criar um dia em homenagem às crianças à Câmara, onde foi aprovada. A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. O faturamento foi excepcional.
Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, sem o mesmo êxito. As empresas fabricantes de brinquedos então, de comum acordo, adotaram o dia 12 de outubro como o dia da criança. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.
No dia 12 de outubro, além de dia das crianças, são comemoradas outras duas datas:
– O descobrimento da América – em 12 de outubro de 1492.
– Aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil – em 12 de outubro de 1717.
Desde 1980, dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:
* China – 5 de maio
* Japão – 5 de maio para os meninos e 3 de março para as meninas
* Turquia – 23 de abril
* Portugal e Moçambique – 1º de junho
* Nova Zelândia – último domingo do mês de outubro
* Índia – 15 de novembro
Comemorações a parte, o melhor presente que as crianças de todo o mundo podem ganhar, não só no Dia das Crianças, mas todos os dias, é ter seus direitos respeitados plenamente.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Visitação Jardim Botânico do Rio de Janeiro
As turmas 12o1 e 1204 visitaram o Jardim Botânico na primeira semana de Outubro.Foi uma tarde de muito aprendizado e lazer. Vamos conferir um pouco da história desse lugar e apreciar os momentos agradáveis vividos por lá.
Histórico
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.
Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Vieira.
Visitação exposição de orquídeas e bromélias
Atualmente, o Bromeliário compreende cerca de 10 mil exemplares, distribuídos em duas grandes estufas e em canteiros. A estufa Roberto Burle-Marx aberta a visitação contém exemplares das coleções do Jardim Botânico e do Sítio Roberto Burle-Marx, além de doações feitas por particulares. Nesta estufa, podem ser apreciadas espécies de diversas formações (oriundas da Amazônia, Floresta Atlântica, de restingas e caatingas), assim como exemplares das Américas do Sul e Central. A estufa Dimitri Sucre, abriga a coleção científica que está composta por exemplares obtidos no desenvolvimento de projetos científicos e por coletas atuais, destinadas à pesquisa científica e à conservação.
Durante a administração do Dr. Barbosa Rodriques, que teve início em 1890, foi construída a primeira estufa do JBRJ. Já em formato octogonal mas em madeira, abrigava nesta época as 'Plantas de Salão', estando a recém formada coleção de orquídeas em estufa anexa. Na década de
( Fonte:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro)