segunda-feira, 8 de abril de 2013

As Invenções de Leonardo da Vinci Professora Franciane (artes)

                            
TURMA 1302 Cria e Recria 

Leonardo nasceu em Vinci, próximo a Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo do notário florentino, Ser Piero, e de uma camponesa, foi criado pelo pai.
Depois de ser aluno de Verrocchio durante alguns anos, trabalhou por conta própria e deu vasão a outros interesses de que sua ocupava sua mente privilegiada.



Leonardo inspirava-se no animismo. Segundo esta doutrina, comum no Renascimento, a natureza inteira é animada por almas diversas, todas com caráter espiritual, Assim a rocha, as flores, animais e os homens constituem expressões diversificadas de uma mesma força vital e assim devem ser representados. Leonardo afirma, nos seus manuscritos que a Terra vive e tem uma alma: os rios são suas artérias, os regatos são as veias, o fluxo e refluxo do mar é o seu alento, nos vulcões está a residência da vida, o oceano em torno dos mares é um lado de sangue em volta do coração.
Quando atuava como Engenheiro Militar, acompanhou César Bórgia nos seus empreendimentos guerreiros e encontrou tempo para inventar uma grua de cabrestante com freio dentado e equilibrada por contrapeso, um isqueiro para acender canhões e uma draga palustre de pás escavatrizes. E ainda tem tempo para pintar: foi nessa época que começou a trabalhar na Gioconda (1503).

Nenhum comentário:

Postar um comentário