quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Manhã de Contação de histórias

A importância da contação de histórias no processo de desenvolvimento da leitura
  A contação de histórias é uma atividade simples, porém, bastante significativa no desenvolvimento da leitura. Ao desenvolve-lá, principalmente para as crianças, estimulamos não só a leitura colegial obrigatória, mas criamos o desejo e o prazer por qualquer tipo de livro.Nesse fantástico trabalho, o contador como também o ouvinte assimilam não só a história especificamente citada, mas adquirem uma capacidade de criar e recriar histórias. A partir dessa atividade a criança dará mais atenção aos livros e sentirá o poder e o gosto que esses tem em suas vidas. Portanto, é vital nas escolas ter um bom contador de histórias para as crianças. Até as pessoas que não sabem ler se interessam pra aprender porque passam a desejar fazer sua própria leitura individual, quando a contação de história é realizada. É no envolvimento com as histórias, seja ela qual for, que colabora com o aprendizado.É interessante salientar que a contação de histórias estimula a leitura de outros livros. Além de ajudar na produção de bons textos, a leitura auxilia e muito a desenvolver a linguagem, fazendo com que a criança disponha de um vocabulário mais amplo e, com isso, tenha condições de desenvolver a fala.
Contar histórias é
uma arte ...
uma brincadeira...
um teatro...
e
um
aprendizado.

Pensando em tudo isso, a Professora Franciane ,Artes Plásticas,construiu personagens para um conto de fadas na sala de aula.Fazendo uso da técnica do papel  machê( uma expressão originada do francês "papier mâché"- que significa "papel mastigado"),tinta, criatividade e sonho trouxe para a sala de aula a magia das histórias, proporcionando bons momentos para os pequeninos da Educação Infantil.
E então as portas da sala de aula se abriram para passar o príncipe covarde e sua trupe...:)



                  




              

            ORA (DIREIS), OUVIR HISTÓRIAS! ...


“Contar histórias é uma arte,

uma arte rara,
 pois sua matéria-prima é o imaterial,

e o contador de histórias um artista

que tece os fios invisíveis desta teia que é o contar..."
                 




                   

Afortunadas as crianças que ouvem histórias! Acalentadas pela voz do narrador, rejubiladas pela maravilha das imagens, deixam-se guiar pela luz das verdades essenciais que ali se escondem. A satisfação estampada no rosto das crianças quando ouvem os antigos contos de fadas é assim explicada pelo filósofo Vicente Ferreira da Silva: "é que sua consciência está sendo povoada pelos deuses."

Frase da legenda:Cléo Busatto

Um comentário: