A Casa de Alfabetização, como um Projeto de Escola e de Educação, apresenta-se construído sobre a perspectiva “ALFABETIZAR LETRANDO”.
E isto implica entender, planejar e desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que tenham como fim a LEITURA DO MUNDO a qual, também, se constrói nos processos de aprendizagem da LEITURA e da ESCRITA das PALAVRAS.
Os ESPAÇOS são organizados na perspectiva de constituição de ambientes alfabetizadores significativos, que guardam relação com o mundo real em que vivem os alunos e alunas. Assim, a ALFABETIZAÇÃO é um processo que extrapola as paredes das salas de aula, ocupando outros espaços da Escola, pensados como “MUNDINHOS”.
ü Os TEMPOS são vividos a partir de um PLANEJAMENTO eficiente que incorpora uma ROTINA ESCOLAR que propicia aos alunos e alunas ORGANIZAÇÃO E SERENIDADE. Estas condições permitem que os meninos e as meninas compreendam e participem de forma ativa, significativa e divertida dos processos de ensino e aprendizagem que se dão por meio das práticas cotidianas da Escola.
ü As RELAÇÕES são fundamentais para a constituição das aprendizagens. Nesta proposta, são consideradas nas suas especificidades: relações entre/com os diferentes seres, com os diferentes saberes e com os diferentes fazeres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário