sábado, 18 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Projeto Escola de Bamba
Um pouquinho sobre o Carnaval
O que é
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Bonecos gigantes em Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Fonte: Suapesquisa.com
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Equipe unida preparando nosso cantinho para 2012
ALFABETIZAÇÃO: muitos caminhos... e a nossa opção.
A Casa de Alfabetização, como um Projeto de Escola e de Educação, apresenta-se construído sobre a perspectiva “ALFABETIZAR LETRANDO”.
E isto implica entender, planejar e desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que tenham como fim a LEITURA DO MUNDO a qual, também, se constrói nos processos de aprendizagem da LEITURA e da ESCRITA das PALAVRAS.
Os ESPAÇOS são organizados na perspectiva de constituição de ambientes alfabetizadores significativos, que guardam relação com o mundo real em que vivem os alunos e alunas. Assim, a ALFABETIZAÇÃO é um processo que extrapola as paredes das salas de aula, ocupando outros espaços da Escola, pensados como “MUNDINHOS”.
ü Os TEMPOS são vividos a partir de um PLANEJAMENTO eficiente que incorpora uma ROTINA ESCOLAR que propicia aos alunos e alunas ORGANIZAÇÃO E SERENIDADE. Estas condições permitem que os meninos e as meninas compreendam e participem de forma ativa, significativa e divertida dos processos de ensino e aprendizagem que se dão por meio das práticas cotidianas da Escola.
ü As RELAÇÕES são fundamentais para a constituição das aprendizagens. Nesta proposta, são consideradas nas suas especificidades: relações entre/com os diferentes seres, com os diferentes saberes e com os diferentes fazeres.