segunda-feira, 28 de maio de 2012

Turmas visitam a exposição"A presença do invisível"

As turmas EI11 e 1202 visitaram o museu do índio na última semana. Lá puderam conhecer a vida e ritual entre os povos indígenas do Oiapoque.

Esta exposição apresenta uma visão ampla e articulada do universo indígena, capaz de dar vida e sentido às manifestações cotidianas e rituais dos Povos Indígenas do Oiapoque.
A noção de invisível – eixo condutor e elemento de ligação de toda a exposição – permeia os diversos ambientes, elementos e manifestações, seja o Turé ou os credos cristãos, sejam os artefatos materiais, a evocação dos astros ou das entidades do fundo da água e da mata e mesmo o contexto sócio-político atual.
A cosmologia e suas manifestações rituais, artísticas e cotidianas estão articuladas a partir de sucessivos ambientes, diferenciados, mas interligados.


O conjunto das peças é uma coleção recentemente formada, de criação contemporânea. Com o intuito de realçar variações e continuidade no tempo, imagens e peças antigas, do acervo do Museu do Índio, também estão expostas.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reunião de pais- sábado ( 19/5)

                                                   Convocação



Acontecerá  nesse sábado, 19 de maio, às 9 horas, a 1° Reunião de responsáveis na nossa escola.

Entrega de boletins e informes diversos.Não deixe de comparecer! Participe da vida escolar de seu filho(a).

Contamos com a participação de todos. Até lá!:)

Projeto "Escola voluntária" do Colégio Cruzeiro

Através da parceria com o Bairro Educador o Colégio Cruzeiro realizou o trabalho voluntariado em nossa escola. Contação de histórias, dramatizações e dinâmicas animaram o turno da tarde da Casa de Alfabetização Mario da Veiga Cabral. Confiram alguns desses momentos:








Produção de texto coletiva do EI 11

Você conhece o JOÃO? NÃO??? O EI 11 apresenta para todos...




Esse é o João, mascote criado e batizado pelos alunos do EI 11 da professora Dulce.Ele tem muitas histórias para contar. Todas criadas pela turma e registradas pela professora. Vamos conhecer uma delas....




Gostaram?? Em breve traremos mais novidades do mascote!



Foi aberta a temporada do correio escolar, projeto realizado pela Sala de Leitura com a participação de todos.


Correio Escolar: correspondência entre os alunos/professores/funcionários , escolha do carteiro de cada sala, divulgação da história do selo no Brasil, realização do “Concurso de Selos” confeccionados pelos alunos com premiação. 

SUSTENTABILIDADE - Esse foi o tema escolhido para a confecção dos selos que estarão sendo reproduzidos e utilizados nas correspondências,
Muito inspirados, nossos alunos criaram belas estampas e foram premiados pelas idéias criativas .   


Parabéns a todos envolvidos no processo!:)

Às Mães



Às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doídas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos; 


 Às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;



Às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;



Às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...;



Às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...;




Também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...




A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça! 




Fonte: APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas


CURIOSIDADES:


Dia das mães no mundo
2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
2º domingo de fevereiro – Noruega
2º domingo de outubro – Argentina
2º dia da primavera – Líbano
1º domingo de maio - Portugal, Espanha
10 de maio – México
Último domingo de maio – Suécia
4º domingo da Quaresma – Inglaterra



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Festa das Vogais EI

A festa das vogais movimentou a turminha do EI 10.                

Brincando e aprendendo os pequeninos fizeram  a festa  do A E I O U   com muita  animação.



Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens




Até o dia 29 de abril crianças e adolescentes contaram com um estímulo extra para incentivar a leitura. Aconteceu na última semana no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, a 14ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Como nos anos anteriores, esta edição homenageou um país, e desta vez o escolhido foi o México. O escritor mineiro Bartolomeu Camnpos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, também foi homenageado pelo evento.

Produzido pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o salão reuniu 78 editoras em 85 estandes, que lançaram mais de 240 novos títulos ao longo do evento. 

Durante o Salão crianças e jovens puderam mergulhar no universo das letras, com bate-papos com escritores e ilustradores de todo o país, além de seminários e sessões de leitura de histórias e espaço dedicado aos bebês.
(Rio de Janeiro Guia Oficial)


A Casa de Alfabetização Mário da Veiga Cabral  marcou presença no evento e registramos em nosso blog alguns dos muitos momentos de fantasia que vivemos na tarde do dia 27 de abril.:)