sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Então é Natal....



No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Ele nasceu em Belém, em uma gruta, e durante sua vida espalhou pelo mundo lições de amor ao próximo. 
A história nos conta que no dia do nascimento de Jesus, teria ocorrido uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém. Os três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar, foram guiados por esta estrela até o local onde nasceu Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mirra.O ouro que representa a realeza, o incenso que representa a divindade e a mirra que representa a imortalidade. 
A cena dos Reis Magos encontrando Jesus foi imortalizada pelos presépios, que até hoje são montados durante esta época do ano. Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224. A partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo. 
Outro símbolo muito importante no natal são as árvores enfeitadas. Esse ritual foi extraído dos pagãos. Durante o inverno os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz. 
Agora, um dos ícones mais encantadores do natal é sem dúvida o Papai Noel. Diz a lenda que ele vive no Pólo Norte e tem uma fábrica de brinquedos, onde trabalham seus ajudantes, os duendes. Na noite de natal, ele pega seu trenó, puxado por renas voadoras, enche seu saco vermelho de presentes e sai para presentear todas as crianças que se comportaram bem durante o ano. 
A figura do bom velhinho de barbas brancas foi inspirada no bispo São Nicolau. "Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças"
http://www.superkid.com.br


Nossa escola entra no clima de Natal com muita esperança e paz nos corações!

Turma 8601 desejando Feliz Natal à toda comunidade escolar


Árvore de Natal confeccionada com revista pela professora Ivone

Criatividade na confecção da árvore saúda a chegada de um Natal de  luz, paz e esperanças renovadas


Funcionário Luiz Carlos ornamenta a secretaria da MVC


"Há de surgir, uma estrela no céu cada vez que você sorrir..." Sorria sempre! O Natal acontece todos os dias no seu coração!



Professora Sonia capricha na decoração de Natal

Alunos do EI confeccionam a árvore de Natal 

União

Criatividade

Trabalho realizado

Feliz Natal!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Concurso internacional de pintura infantil sobre o meio ambiente está com inscrições abertas


O 22º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, que tem como tema "Água: Fonte da vida", está com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro de 2013. Podem participar, crianças e adolescentes de todo o mundo com idade entre 6 e 14 anos, completos até 5 de junho de 2013.
Brasileiro de 11 anos ganhou a edição anterior
Foto: Divulgação


Realizado pela Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o concurso é dividido em duas etapas: nacional e internacional. A etapa brasileira será dividida em quatro categorias: de seis e sete anos; oito e nove; 10 e 11; e de 12 a 14. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um computador portátil, aparelho MP4 e kit de desenho, respectivamente.

Todos os participantes da etapa brasileira estarão automaticamente inscritos no concurso internacional e concorrerão, em uma única categoria, com outras pinturas da América Latina (prêmio regional) e também das regiões da América do Norte, Europa, África, Ásia-Pacífico e Ásia Ocidental (prêmio global). As pinturas serão julgadas seguindo os critérios de criatividade e adequação ao tema.


Todos os vencedores receberão prêmios que incluem uma quantia em dinheiro e uma viagem com acompanhante para a Conferência Internacional da Juventude Tunza, promovida pelo Pnuma.
Inscrição
Para a inscrição, é necessário que os responsáveis legais dos participantes preencham a ficha e o termo de cessão de uso de imagem, disponíveis noportal da Bayer. Os documentos deverão ser enviados, juntamente com os desenhos, para a sede da empresa, em São Paulo. É necessário escrever no envelope "Concurso de Pintura Bayer-Pnuma", como destinatário.

As pinturas devem ser originais, feitas em papel sulfite A4 ou A3, e podem ser produzidas com lápis de cor, giz de cera, aquarela ou outra técnica escolhida pelo participante. No verso do trabalho devem constar aos dados do artista mirim: nome completo, idade, data de nascimento, endereço completo, telefone e email, conforme o solicitado no formulário.

Brasileiro venceu última edição
O jovem brasileiro Waldir Tokuda, de 11 anos, foi o vencedor regional da América Latina e Caribe. Ele mora em Teresópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro.
O desenho de Waldir representou as comunidades verdes, tema da edição de 2012 do concurso. "Eu fiquei muito feliz em ganhar esse prêmio, eu nem imaginava que iria ser o primeiro a ganhar. Fiquei muito feliz",
 Conheça o folheto do concurso (em PDF) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Brincando no Halloween


  Valorizar a cultura nacional deve ser, sem dúvida, uma grande prioridade nas escolas brasileiras. Isso não quer dizer, porém, que elas tenham de deixar datas como o Halloween (Dia das Bruxas) passar em branco. Tradicional em países anglo-saxônicos, principalmente nos Estados Unidos, a festa, que acontece em 31 de outubro, tornou-se conhecida entre as crianças por meio de filmes e programas de TV - resultado, obviamente, do processo de globalização. E, conforme foi sendo difundida no Brasil, começou a atravessar também os muros da escola.Com a chegada do aprendizado da língua inglesa pelos pequeninos, o Dia das Bruxas tornou-se uma ótima oportunidade para as crianças vivenciarem o idioma de maneira lúdica e espontânea e conhecerem melhor a cultura de outro país.

Pensando em tudo isso vivemos juntos nessa quarta-feira momentos de diversão, brincadeira e aprendizado.





















                 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Programa Saúde nas Escolas visita a MVC


               Programa Saúde na Escola (PSE)
O programa tem como foco oferecer às comunidades escolares ações preventivas de saúde a partir da ação de profissionais que levam conhecimentos e serviços de todas as áreas da saúde para a comunidade inserida em cada escola.

Recebemos a visita de três profissionais da área de saúde( dentista,fisioterapeuta e fonoaudióloga), na tarde do nosso Centro de Estudos, que trouxeram informações e dicas simples para contribuir na rotina diária dos profissionais da educação.









quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Manhã de conhecimento no Espaço Ciência Viva - Semana da Ciência e Tecnologia

         Você conhece o Espaço Ciência Viva?

  O Espaço é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
Criado em 1982, o Espaço Ciência Viva funciona num galpão de 1600 m2 cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Praça Saens Peña, Tijuca.
Logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a ciência: "Por favor, mexa em tudo: mas com carinho!”.
O Espaço Ciência Viva integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, a Rede de Popularização da Ciência da América Latina e Caribe (RedPop) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).

 Endereço
Av. Heitor Beltrão, no 321 - Esquina de Rua Pareto
Praça Saens Pena - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20550-000
Telefone/Fax: (021) 2204-0599
Internet: www.cienciaviva.org.br
De Metrô ou Ônibus: Vá até a Praça Saens Peña e caminhe até a Av. Heitor Beltrão.
De Carro: Siga pela Heitor Beltrão em direção à Praça e entre no estacionamento do Espaço Ciência Viva à esquerda, antes da Rua Pareto.







                                                


                                       






















                                       

                                                   
                    Marcelo Gleiser: ''A ciência se torna fascinante quando você não fica só na teoria''